UQSL

Resíduos

Dejetos caninos

Quantos dispensadores de sacos para recolha de dejetos existem na UQSL?

A AMUQSL montou cinco dispensadores de sacos para recolha de dejetos, situados junto aos lotes 8, 25, 45, 75 e 90. Os dispensadores foram cedidos pela Bayer.

De quem é a responsabilidade do reabastecimento dos dispensadores de sacos?

A AMUQSL reabastece periodicamente os dispensadores, com sacos fornecidos pela Bayer.

Quais são as responsabilidades dos donos em relação aos dejetos animais em espaços públicos?

De acordo com o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Higiene Pública do Município de Montemor-o-Velho, Capítulo IV (Resíduos Sólidos Urbanos), Secção VI (Dejetos de animais), Artigo 36.º, “os proprietários ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejetos destes animais na via ou outros espaços públicos, devendo, para o efeito, fazer-se acompanhar de equipamento apropriado. A limpeza e remoção dos dejetos de animais deve ser imediata e estes devem ser devidamente acondicionados, de forma hermética, para evitar qualquer insalubridade.”

Como devem ser recolhidos os dejetos animais?

Os sacos para recolha de dejetos devem ser usados como uma luva, sendo colocados à volta da mão, para a proteger do contacto direto com os dejetos. De modo a que os dejetos fiquem no interior do saco, após a recolha, a extremidade da abertura do saco deve ser voltada para cima. Por fim, é necessário dar um nó no saco e colocá-lo num caixote do lixo.

Porque é que é importante recolher os dejetos animais?

Existem várias razões pelas quais é obrigatório recolher os dejetos animais:

  1. promover a higiene: pretende-se evitar a poluição visual e o mau cheiro proveniente dos dejetos;
  2. promover a saúde pública: os dejetos animais podem ser portadores de vírus, bactérias e parasitas, pelo que podem transmitir doenças a pessoas e animais que com eles contactem - esta consequência pode verificar-se meses após o depósito dos dejetos, através de ovos de parasitas ou larvas. É de salientar que as crianças que brincam em espaços públicos e os trabalhadores responsáveis pela manutenção destes espaços estão em particular risco.
  3. promover o ambiente: as superfícies relvadas são prejudicadas pela acidez e pelo excesso de nutrientes derivados dos dejetos.

Reciclagem

Qual é a empresa responsável pela recolha dos resíduos diferenciados na UQSL?

É a ERSUC (link: www.ersuc.pt).

Quantos ecopontos existem na UQSL?

Existem oito conjuntos de ecopontos (papel e cartão, plástico e metal, vidro). Estão situados junto aos lotes 10, 20, 24/25, 35, 52/53, 56, 60, 79/80, 97, 99, 101, 107 e 110.

Qual é entidade deve ser contactada para a colocação de mais ecopontos na UQSL?

A decisão sobre o número e localização dos ecopontos cabe à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Que resíduos podem ser colocados nos ecopontos?

  • Ecoponto azul (papel e cartão): caixas de cartão (p. e., bolachas, cereais, fósforos, jogos, ovos), envelopes, jornais, listas telefónicas, papel de embrulho, papel de escrita, revistas, rolos de papel higiénico ou de cozinha, sacos de papel, sacos de ração, serpentinas
  • ecoponto amarelo (plástico e metal): caricas, copos de plástico, doseadores de detergente, embalagens de aerossóis, embalagens de alumínio (p. e., take-away), embalagens de plástico (p.e., água, batatas fritas, champô, cola, cremes, detergentes, iogurte, ketchup, manteiga, mostarda, óleo, pasta de dentes, sabonete líquido, sal), esferovite, latas (p.e., bebidas, conservas, fruta em calda, leite condensado, leite em pó), pacotes de cartão para alimentos líquidos (p. e., leite, natas, polpa de tomate, sumo, vinho), pratos descartáveis, sacos de plástico, sacos de ráfia, tampas de plástico
  • ecoponto verde (vidro): boiões de vidro (p. e., iogurte), frascos de vidro (p. e., azeitonas, compotas, cosmética, especiarias, perfume, pickles), garrafas de vidro (p. e., água, azeite, cerveja, vinho)
  • Que resíduos não podem ser colocados nos ecopontos?

    Agrafos, alfinetes, autocolantes, baldes, baterias, canetas, cápsulas de café, cassetes VHS, CD, chávenas, clipes, copos de vidro, cortiça, cristais, DVD, elásticos, eletrodomésticos, espelhos, ferramentas, fraldas, frascos de medicamentos, guardanapos, isqueiros, jarras, lâmpadas, lenços de papel, luvas de borracha, materiais de construção civil, palhinhas, panelas, papel de cozinha, pilhas, pirex, pneus, pratos, roupa, sacos de chá, sacos de cimento, tachos, talheres de metal, talheres de plástico, telemóveis, tinteiros, toalhetes.

    Quais são as vantagens de reciclar o lixo?

    poupar energia: a produção de materiais a partir de resíduos permite poupar mais energia do que fazê-lo a partir de matérias-primas virgens; isto permite diminuir a emissão de gases responsáveis pelo efeito de estufa e pelo aquecimento global. poupar recursos: usar os resíduos como fontes permite minimizar o abate de árvores, a extração de petróleo e de minério reduzir resíduos: ao evitar a deposição de resíduos em aterros sanitários, adiamos a criação de novos aterros.